Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

'Incal', obra clássica de Moebius, chega às livrarias

A editora Devir lançou na semana passada - coincidentemente dias antes do anúncio do falecimento do ilustrador, aos 73 anos, de doença não revelada - um livro de 308 páginas com a saga completa de "Incal", feita por Moebius em parceria com o chileno Alejandro Jodorowsky.Os quadrinhos de "Incal" desenvolvidos pela dupla foram lançados entre os anos de 1981 e 1989. A história mostrava como a vida de John Difool, um detetive particular meio canastrão, tinha sua rotina alterada após encontrar um artefato misterioso chamado Incal. Como pano de fundo, eles desenvolveram um universo futurista e corrupto.

Foi nesse contexto fantástico, em que a imaginação de autores e ilustradores poderia fazer que qualquer ideia, por mais insana que fosse, se tornasse realidade, que "Incal" nasceu. O texto era de responsabilidade de Jodorowsky, um chileno que hoje está com 83 anos e tem uma carreira respeitada no cinema, no teatro, na literatura, nos quadrinhos e em estudos místicos - certamente essas áreas devem ter alguma relação que só Jodorowsky compreende.

O traço, por sua vez, ficava a cargo de Moebius. Depois, o autor chileno ainda chegou a escreveu histórias sobre o que acontecera antes de Difool encontrar o Incal e também algumas continuações, ilustradas por outros artistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário