Entre as 13 escolas de samba que integram o grupo especial, seis vão participar da disputa apostando em enredos focados em temas culturais ou personalidades, entre eles o escritor Jorge Amado, o artista plástico Romero Britto e o pintor Cândido Portinari.
A agremiação Renascer de Jacarepaguá aparece como uma das escolas mais ousadas neste aspecto, já que escolheu um artista vivo como tema: Romero Britto. Além de enredo, o artista plástico se ofereceu para participar do desfile e contribuir no desenho dos carros elaborados pelo carnavalesco Edson Pereira, o diretor artístico da escola.
Já a escola Imperatriz Leopoldinense realizará um desfile tendo como enredo o centenário de nascimento do escritor Jorge Amado, um dos principais escritores brasileiros do século XX.
Amado escreveu mais de 30 títulos, traduzidos para 42 idiomas, entre eles: "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Gabriela, Cravo e Canela" e "Capitães de Areia".
A musicalidade e a poesia regional também estarão presente no desfile da Acadêmicos do Salgueiro, que levará para a avenida a literatura de cordel, um gênero lírico típico do nordeste.
Em tom musical, mais nos acordes do samba, a escola Unidos da Tijuca dedicará seu desfile ao compositor Luis Gonzaga, um dos maiores nomes do forró, falecido em 1989.
Já a Beija-Flor, a escola campeã do último ano, homenageia em seu desfile à cidade de São Luis. Além de apresentar as curiosidades da capital do Maranhão, a escola aproveitará a homenagear Joãosinho Trinta. Considerado como um dos maiores artistas da história recente do Carnaval, o carnavalesco morreu no último mês de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário