Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Geógrafos da UFF integram expedição às geleiras da Antártica.

A segunda expedição à Antártica, com dois geógrafos da Universidade Federal Fluminense no grupo de 15 pesquisadores brasileiros e dois chilenos, parte do aeroporto Santos Dumont nesta sexta-feira (09/12), com destino ainda não explorado na região. Trata-se de uma área nova, cujo acesso foi liberado há apenas um ano e que ainda não possui instalações. São as geleiras Union, uma área montanhosa, que fica a menos de mil quilômetros do Polo Sul e está a 80 graus de latitude sul.

Os professores Rosemary Vieira e Guilherme Fernandez, do departamento de geografia da UFF em Niterói, farão estudos da geomorfologia glacial, com a utilização de métodos geofísicos para a identificação de depósitos sedimentares, além da coleta de sedimentos para datação e estudos biogeoquímicos.

Segundo a pesquisadora, os equipamentos são muito delicados e vão registrar dados meteorológicos e da química da atmosfera, para detectar partículas presentes e monitorar suas mudanças.

O principal objetivo é instalar um módulo científico nessa nova região da Antártica, ainda inexplorada, onde sensores estarão constantemente registrando dados. O retorno está previsto para o final do mês de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário